Estão abertas as inscrições do Prêmio Jovem Cientista

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para a XXIX (29ª) Edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC). Podem se inscrever os estudantes regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino que completem 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro deste ano. Além dos alunos da Rede Estadual também podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, Profissional e Tecnológico.

O PJC visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Instituído Prêmio Jovem Cientista em 1981, o PJC é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

O tema deste ano é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Nesta edição, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil convidam os jovens cientistas e seus orientadores a compartilhar ideias e projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação.

Os vencedores receberão bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. A divulgação dos resultados será feita em outubro de 2018, numa coletiva de imprensa na sede do CNPq, em Brasília. Os nomes dos vencedores serão anunciados pelo presidente do CNPq e publicados, em seguida, no website e nas redes sociais do Prêmio.

O Prêmio Jovem Cientista será entregue pelo Presidente da República, no mês de novembro de 2018, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores, seus orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.

Podem se inscrever Mestres e Doutores, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, que receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior ou uma bolsa de Iniciação Científica. A escolha dos premiados é realizada por duas comissões julgadoras.

Prêmio Jovem Cientista

A primeira edição do Prêmio Jovem Cientista, realizada em 1981, foi resultado de um contato da Marconi International Fellowship, administrada pelo Instituto de Estudos Humanísticos do Colorado, nos Estados Unidos, com o CNPq. O propósito era selecionar um candidato qualificado para concorrer ao Concurso Jovem Cientista Brasileiro – Prêmio Marconi. No ano seguinte, com o objetivo de despertar a V entre os jovens, o CNPq instituiu, definitivamente, o Prêmio Jovem Cientista, por meio da Resolução Executiva nº 109/1982.

O primeiro ganhador do Prêmio Jovem Cientista foi Henrique Sarmento Malvar, na época Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade de Brasília (UnB), que apresentou um trabalho sobre Telecomunicações. Atualmente, Henrique Sarmento Malvar é Cientista Chefe do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial da Microsoft em Redmond, Washington (EUA).

Fonte: Portal Correio