‘Toplessaço’ recebe apoio de banhistas na praia de Ipanema

Hermes de Paula / Agência O Globo

Um ato de mulheres pela liberdade roubou a cena na tarde deste sábado na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio. Quatro mulheres realizaram um toplessaço em frente ao Posto 9, como antecipou a coluna “Gente Boa”, de O GLOBO, na última quarta-feira. Entre olhares e comentários – a maioria de apoio -, Ana Paula Nogueira, de 38 anos; Mary Kleinman, de 69; Laura Macedo, de 30; e Hannah Linhares, de 25; retiraram a parte de cima do biquini como forma de protestar contra a onda conservadora crescente no país e na cidade, como no episódio do cancelamento das negociações para a exposição “Queermuseu” no Museu de Arte do Rio (MAR). Elas foram aplaudidas por grande parte dos banhistas próximos ao mar.

– O Rio está ficando cada vez mais conservador. Se não colocarmos a cara na rua seremos cada vez mais massacrados: mulher, gay, a galera das artes. É importante marcar presença. A gente queria mostrar que o Rio não é uma cidade conservadora, não vamos deixar que se torne uma cidade conservadora. Fala pro Crivella que vai ter topless no fundo do mar também ! – ironiza a jornalista e produtora de cinema Ana Paula Nogueira, organizadora do movimento, se referindo ao vídeo em que o prefeito do Rio aparece dizendo que a exposição “Queermuseu” só se apresentaria se fosse “no fundo do mar”.

A manifestação “Topless in Rio”, que tradicionalmente aconrtece no dia 20 de fevereiro (Dia de São Sebastião), chegou a sua quarta edição desde 2013. A professora de biologia Hannah Linhares participou pela primeira vez. Ela diz que não esperava experimentar uma sensação de liberdade tão grande:

– Esse é meu primeiro toplees. Sempre tive muito hábito de ficar pelada em casa. Foi a primeira vez e foi interessante pra ver como as pessoas se aglomeram a sua volta. É uma sensação de liberdade muito grande. Não imaginei que eu fosse me sentir tão à vontade de ficar com peitos de fora até agora, mesmo após o ato. Acho que as reações de homens mostra como somos incubados. Isso sempre foi um tabu. Mulheres me disseram que querem ter essa coragem.

Hanna Linhares e Ana Paula Nogueira participaram da quarta edição do “Topless in Rio” – Hermes de Paula / Agência O Globo

A aposentada Marize Andrade, de 59 anos, acompanhou a cena próxima do neto Paulo Vítor, de três anos. Enquanto a manifestação ocorria, ela ensinava ao pequeno a importância de respeitar o corpo da mulher, e ressaltava a importância de reagir com naturalidade ao ato:

– Ele não ligou para o fato de elas estarem sem sutiã. É natural. O que interessa é ser feliz, e não como. Desde que não machuque o próximo, não importa. Quero que ele saiba desde cedo que o que interessa é ser feliz. E respeitar o corpo da mulher.

Cenas da manifestação foram foram filmadas para um documentário que deve ser exibido no “Canal Brasil” em 2018.

– Criamos o movimento Topless in Rio que bolou uma série “Rio de Topless”, que entrará no ar no Canal Brasil no próximo ano. Já entregamos quatro episódios e hoje gravamos cenas para o último episódio é sobre toplessaço. Vamos falar sobre todas as edições que já existiram – explica Ana Paula Nogueira.

Fonte: O Globo