Sistema de abastecimento de água da transposição é reativado em Monteiro

 

Na manhã desta quinta-feira (29), a operação da Transposição voltou a bombear a água para Monteiro e para o Rio Paraíba. A volta do bombeamento acalma inúmeras autoridades paraibanas e campinenses que pediam uma solução urgente para a falta da vazão.

O senador eleito Veneziano Vital do Rêgo (PSB), informou, logo após reunião com o Ministério da Integração Nacional, que a diminuição da vazão e falta de abastecimento, ocorreu por força dos testes na estação EB V6, que serão logo concluídos. Segundo ele, o Ministério estabeleceu que até hoje informaria à AESA sobre a quantidade de dias de testes para a normalização do bombeamento das águas sem estas interrupções.

O Ministério negou qualquer especulação de uma suposta pressão por farte do Governo Federal para que o Governo do Estado assine o contrato para pagamento da operação.

Na última semana o presidente da AESA, João Fernandes revelou que a água não estava sendo bombeada no Eixo Leste e levantou a tese de uma pressão por parte do Ministério para que fosse feito o contrato com o Estado e que este começasse a pagar a taxa pela água da Transposição.