Prefeitura de São José dos Cordeiros realiza batizado de Capoeira

A capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Em São José dos Cordeiros o projeto social de Capoeira é ofertado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, tem atraído crianças e adolescentes para a prática, sendo uma oportunidade de crescimento individual e socialização.

 

O Projeto aconteceu no último sábado, (27) o evento em que ocorreu o 6º batizado e troca de graduações, no Ginásio o “Queirozão”. O encontro foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O Poder Público Municipal disponibilizou todo o material e suporte necessário para o evento que contou com grande público, entre familiares e comunidade em geral, que prestigiou o momento.

O chamado batismo e formatura de capoeira é o momento no qual o praticante recebe a sua primeira corda. Após o batismo o aluno entra oficialmente no mundo da capoeira recebendo sua primeira graduação. A partir daí ocorrem as trocas de graduação, a depender da evolução do aluno, que pode chegar a mestre, graduação máxima.

 

O evento foi conduzido pelo mestrando Adeilson de Morais Ferreira (Mestre Cabedelo), e contou com a presença de capoeiristas de diversas localidades, das cidades de Cabedelo, Areia e Serra Branca. Capoeiristas de diversas graduações estiveram no evento, como mestres, contramestres, mestrandos, graduados, monitores e professores.

A cada nível avançado as rodas de capoeira impressionaram o público com a agilidade e habilidade nos movimentos, além do ritmo que conduzia o compasso dos jogadores.