Paraíba é 3º estado do Nordeste com mais obras não iniciadas

A Paraíba é o terceiro estado do Nordeste com maior número de obras não iniciadas, conforme levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Os dados referentes a abril deste ano, com base em contratos da Caixa Econômica Federal cruzados com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), mostram que há 385 obras não iniciadas nos municípios da Paraíba, além de 257 obras paralisadas.

A CNM divulgou o estudo nesta segunda-feira (11) com objetivo de expor a situação das obras paralisadas nos municípios e “alertar para o problema relacionado à ausência de reclassificação dos Restos a Pagar (RAPs) que estão classificados como não processados mesmo tendo tido vistoria, o que poderia torná-los processados e, portanto, não correriam mais o risco de serem cancelados pela União”.

Em 2015, o G1 mostrou uma série de obras inacabadas prejudicando a população paraibana.

No total, há 11.252 obras não iniciadas nos municípios brasileiros e 8.239 paralisadas. A maior quantidade de obras não iniciadas está nos estados de: São Paulo (1.565), Rio Grande do Sul (1.557), Minas Gerais (1.335) e Paraná (956).

Assim como no caso das obras não iniciadas, os estados de São Paulo (1.316), Rio Grande do Sul (1.068), Minas Gerais (1.042), Paraná (803) e Bahia (764) são os que concentram o maior número de obras paralisadas.

No caso das obras paralisadas, as regiões que mais apresentam obras nesta condição são Nordeste, Sul e Sudeste. Essas três regiões concentram 84,1% do total de obras paralisadas no país, segundo a base de dados analisada. Nordeste, com 32,9%, é a região com maior proporção de obras paralisadas.