Receita Federal alerta para golpe que rouba dados cadastrais pelo correio

A Receita Federal divulgou nota nesta quarta-feira (21) em que alerta para golpe que rouba dados cadastrais pelos Correios.

O contribuinte recebe uma correspondência com logotipo e nome da Receita Federal intimando-o a regularizar dados cadastrais em um endereço eletrônico. Este endereço não tem relação com o site da Receita Federal.

“Apesar de conter o logotipo e o nome da Receita Federal, a carta é uma tentativa de golpe e não é enviada pelo Órgão nem tem sua aprovação. A orientação ao contribuinte é que, caso receba esse tipo de correspondência, destrua a carta e jamais acesse o endereço eletrônico indicado.”, diz a nota.

A Receita Federal adverte que a correspondência é falsa e também avisa que não devem ser acessados endereços eletrônicos senão o oficial do órgão.

“A Receita Federal adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto ao Fisco federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão. Caso o faça, o contribuinte estará sujeito a vírus e malwares, que podem roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.”

O contribuinte deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal.

“No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, o contribuinte só os informa à Receita Federal, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda. Em ambos os casos, a informação é fornecida na Declaração do Imposto de Renda e pode ser alterada por meio do Extrato da Dirpf no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).”

Cariri em Destaque

Fonte: ClickPB