Lula sabe que está ‘lascado’, mas garante esperar que Moro peça desculpas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabe que que a possibilidade de ficar de fora do jogo eleitoral de 2018 existe. Em discurso nesta segunda-feira (10), combinou o sentimento de perseguição com um discurso de quem vislumbra mais uma punição. “Eu sei que tô lascado, todo dia tem um processo. Eu não quero nem que Moro me absolva, eu só quero que ele peça desculpas”, disse Lula durante um seminário sobre educação em Brasília. “Eles [investigadores] chegam a dizer: ‘Ah, se o Lula não for candidato, ele não vai ter força como cabo eleitoral’. Testem”, completou o petista. O plano B para o petista, apesar das negativas do agraciado, é o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Ele foi escalado pelo próprio Lula a fazer um périplo pelo país e esteve na Paraíba na semana passada.

Lula é réu em sete processos e já foi condenado em primeira instância em um deles. Trata-se justamente da condenação imposta pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância. O ex-presidente recorreu para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS). Ele foi condenado no caso de ocultação de patrimônio. Segundo o Ministério Público, a reforma no tríplex do Guarujá, em São Paulo, seria fruto de pagamento de propina por contratos facilitados com a OAS na Petrobras. A defesa nega. “Eu quero que eles saibam o seguinte: se eles estão acostumados a lidar com deputado que tem medo deles, a mexer com senadores que têm medo deles, quero dizer que tenho respeito profundo por quem me respeita, pelas leis que nós ajudamos a criar, mas não tenho respeito por quem não me respeita e eles não me respeitaram”, afirmou o petista.

O ex-presidente fez recentemente um périplo por cidades nordestinas. A região é o maior reduto eleitoral do petista. Aqui na Paraíba, ele passou por João Pessoa e Campina Grande. No caminho, ainda parou em Mata Redonda, onde foi saudado por militantes do Movimento Sem-Terra.