A Campanha de Vacinação contra a Raiva para cães e gatos no município de Monteiro teve seu Dia D da campanha no último sábado, dia 09, onde foram vacinados um total de 1.827 cães e 921 gatos. A vacinação ocorreu em postos instalados nas unidades de saúde de cada bairro e na sede da Vigilância em Saúde durante todo o dia.

A vacinação teve início às 08 horas e seguiu até as 17 horas proporcionando a oportunidade de todos levarem seus animais para serem vacinados.

Após o “Dia D”, a vacinação para cães e gatos tem continuidade atendendo a zona rural a partir desta quarta-feira, dia 13, por meio de agendamento, onde os Agentes Comunitários de Saúde conduzirão as equipes para pontos estratégicos previamente marcados.

O setor de vacinação faz as seguintes  orientações:
Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais bravos; gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similares, evitando fugas ou acidentes.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina, exceto os animais doentes (animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).A vacinação é anual, e uma das mais importantes medidas para a prevenção e controle da doença.

A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.

A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos e a imunização é feita com seringas e agulhas onde após a vacinação são descartáveis. O cartão é o documento que atesta a vacinação do animal contra a raiva, e é válido por um ano