Aberta no CDSA seleção para alunos bolsistas e preceptores do Programa Residência Pedagógica

Foram publicados pela Pró-Reitoria de Ensino da UFCG editais de seleção do Programa Residência Pedagógica para alunos bolsistas e para preceptores. Estão sendo ofertadas oito vagas para bolsistas que deverão ser alunos matriculados, a partir do quinto período, no curso de Ciências Sociais do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Também está sendo ofertada uma vaga para preceptor – que deverá ser um professor que atua no Ensino Médio da escola em que o Programa será executado, ou seja, a Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, no município de Sumé.

Para participar da seleção o interessado deverá realizar a inscrição até o próximo dia 12 de agosto, através do e-mail de cada professor responsável pelos subprojetos descritos na seção 3 dos referidos editais (para bolsista e para preceptor).

Toda documentação exigida e prazos estabelecidos estão disponíveis nos editais abaixo:

– Edital Bolsistas Residência Pedagógica PRE 08-2020

– Edital Preceptor Residência Pedagógica PRE-09-2020

O Programa

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Assimp CDSA/UFCG