UEPB promove 4º Encontro Nordestino de Arborização Urbana com debate sobre biomas e ecossistemas

A quarta edição do Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a com a Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), discutirá entre os dias 15 e 18 de outubro assuntos relacionados ao tema “Biomas e Ecossistemas: fundamentos à sustentabilidade do paisagismo e arborização urbana”. As atividades serão realizadas na Faculdade Maurício de Nassau, no Bairro dos Estados, em João Pessoa, com participação dos principais nomes da arboricultura do Brasil, Argentina e México.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento, através do endereço www.enaujampa.com. Serão realizadas, ao longo dos três dias, atividades como minicursos, palestras, mesas redondas, painéis, além de visitas técnicas e um workshop. Segundo Arnaldo Bezerra, coordenador do Programa de Arborização Urbana da UEPB e vice-presidente do 4º ENAU, o evento tem como objetivo ampliar as discussões e sensibilizar a população para a conservação e ampliação das áreas verdes urbanas, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas às questões de arborização.

“Nosso encontro propõe, além de discutir todas essas questões, focar na melhora da qualidade de vida das pessoas e também das cidades. Precisamos promover a arborização para que a saúde das pessoas melhore, a sensação térmica seja controlada e as cidades também ganhem com todas essas ações. Esse debate é importante, porque vamos dimensionar desde o que é tratado na legislação até as ações de arborização que são desenvolvidas nos municípios brasileiros e de outras grandes cidades do mundo”, destacou Arnaldo.

A abertura do evento será às 8h do dia 15 de outubro, com o workshop de escalada em árvores, que será realizado no Parque Solón de Lucena, no Centro de João Pessoa. Já a partir do dia 16 começam as visitas técnicas nos parques e praças da cidade, além dos minicursos e palestras nas dependências da Faculdade Maurício de Nassau. Dentro da programação ainda constam apresentações culturais e a preparação de uma carta direcionada à cidade de João Pessoa.

Para atingir seu objetivo, a organização do 4º ENAU quer ainda ampliar o debate sobre a educação ambiental, criando uma nova consciência nas pessoas. “Precisamos atingir cada vez mais um público maior para que as pessoas passem a entender a necessidade de produzir novos conhecimentos sobre a arborização urbana, o paisagismo das cidades, a sustentabilidade e a melhora na qualidade de vida e ambiental das populações e dos municípios”, acrescentou Arnaldo Bezerra.

Texto: Givaldo Cavalcanti