Projeto no CDSA produzirá álcool glicerinado a 70% para uso no combate ao covid-19

A Universidade Federal de Campina Grande vem desenvolvendo uma série de ações e projetos de enfrentamento à atual pandemia do Covid-19 no estado da Paraíba. Como parte dessas iniciativas, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Campus Sumé, está executando o Projeto de Defesa Sanitária CDSA/Sumé.

O projeto solicitou à prefeitura do município de Sumé-PB, a doação de insumos necessários para que a UFCG/CDSA possa produzir mil litros de álcool glicerinado a 70%, recebendo como resposta positiva o comprometimento da Prefeitura em atender o pedido de fornecimento de 50 litros de Peróxido de Hidrogênio a 3%, 15 litros de Glicerol 98%, 4 mil recipientes Borrifadores/Spray (sendo 500 de 1 litro, mil de 250ml e 2,5 mil de 100ml). O álcool glicerinado a 70% pode ser utilizado na desinfecção tanto de ambientes como das mãos e objetos de uso pessoal.

O CDSA já tem disponível em laboratório 200 litros de álcool 70%, recebido por meio de doação da empresa sucroalcooleira Japungú, que já é parceira da UFCG na concessão de estágios supervisionados para os alunos deste centro de educação superior. “Outras empresas que produzem álcool estão sendo contatadas e algumas já sinalizaram a intenção de fazer a doação do produto”, disse a professora Ilza Maria do Nascimento Brasileiro, que coordena o projeto junto com a também professora Carolina Figueiredo de Sá.

Do total de álcool glicerinado a 70% que serão produzidos no CDSA, 500 litros serão destinados a atender a população de bairros de maior vulnerabilidade social e comunidades rurais do município de Sumé e região, por meio de associações já existentes e que se encontram com parceria firmada com a Universidade, a exemplo da Associação de Bairros Unidos Venceremos. 250 litros serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Sumé e a outra parte será destinada para atender a demanda institucional do próprio Centro.

O projeto tem como objetivo realizar ações de prevenção à infecção do Coronavírus através da produção e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para profissionais da saúde, servidores públicos em atividade durante o período de isolamento social e população socialmente vulnerável do município de Sumé e região.

O projeto tem participação do diretor do CDSA, Hugo Morais de Alcântara, do vice-diretor do CDSA, Franklin Ferreira de Farias Nóbrega, do professor Aldre Jorge Morais Barros, além do envolvimento de alunos deste Centro.

A parceria entre a UFCG e a Prefeitura de Sumé já ocorre na produção de outros Equipamentos de Proteção Individual ao Covid-19 e de concessão de estágios supervisionados para alunos do CDSA que contribui para a formação dos mesmos nas mais variadas áreas de atuação.

Assimp CDSA/UFCG