Jornada Pedagógica prepara profissionais da Educação para o início do ano letivo

A Secretaria de Educação de Sumé promoveu esta semana a Jornada Pedagógica 2020. A abertura aconteceu na quarta-feira (05), na quadra da Escola Zélia Braz.

Estiveram presentes no primeiro encontro, professores, diretores, servidores e demais profissionais da Educação.

Também participou da abertura, o prefeito Éden Duarte, o secretário da Educação Odilon Araújo, as secretarias Alessandra Regina (Saúde), Tanniery Lêla (Assistência Social) e o vereador Nilson representando o Poder Legislativo.

Em sua fala, o prefeito Éden Duarte parabenizou os profissionais pela dedicação e destacou que a gestão municipal tem se empenhado para garantir todas as condições para o desenvolvimento da Educação sumeense. “É importante ressaltar nossas conquistas, saímos de 163 alunos em creches para 600 matriculados em 2020, inauguramos a creche Anita Garibaldi, reformamos a creche Rita Cipriano e demos condições para os alunos e profissionais”, disse o prefeito.

Éden também destacou os investimentos na Escola Maria Leite Rafael e a implantação do ensino integral no município. “É um projeto inovador e desafiador, tivemos que criar uma metodologia para ofertar esse ensino aos alunos da zona urbana e zona rural”, disse.

O prefeito ressaltou ainda a construção de uma nova unidade escolar que será viabilizada a partir de recursos destinados pelo deputado federal Wellington Roberto ao Governo do Estado da Paraíba, representando uma parceria entre o Estado e a Prefeitura do município num investimento de R$ 4 milhões, deste total, R$ 750 mil já estão creditados na conta do Governo.

O secretário Odilon Araújo informou que a Jornada é um momento de acolhida, aprendizado e motivação dirigido aos profissionais do quadro educacional do município como preparação para o ano letivo.

Após a abertura oficial, aconteceram duas palestras para os participantes, a primeira com o mestre Josivan Soares, que tratou sobre as “metodologias ativas no cotidiano escolar: (re) construção de uma educação exponencial”. A segunda foi proferida pelo doutor Faustino Teatino, professor da Universidade Federal de Campina Grande, que discutiu com os presentes o tema: “Relações Étnicas Raciais: O diálogo do curriculum e o potencial pedagógico”.

O início das aulas do ano letivo 2020 acontece na próxima segunda-feira (10).

Ascom PMS