Ensino remoto no país das desigualdades: desafios para a universidade é o tema da “IV Semana de Ciências Sociais”, que inaugura a primeira semana de aulas no Regime Acadêmico Extraordinário no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG). Este encontro tem como propósito estimular reflexões sobre a adoção do ensino remoto de maneira mais aprofundada, para além da preocupação com o acesso à internet.

Todas as palestras serão transmitidas pelo canal da Coordenação de Ciências Sociais do CDSA no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCuvfsDO4vgEZK24zo-GWaOA). Faça sua inscrição (https://doity.com.br/iv-semana-de-ciencias-sociais) e garanta o certificado de participação e o acesso às oficinas.

Programação

01/09

19h – Mesa de abertura – Corpo de docentes da UACIS/CDSA
19h45 – Ensino remoto no Cariri paraibano: um olhar sobre o contexto local
Prof. Dr. Paulo César Diniz (CDSA/UFCG), Prof. Dr. Wallace Ferreira Gomes (CDSA/UFCG) e Profa. Dra. Júnia Marúsia Trigueiro (CDSA/UFCG)

02/09

19h – Refletindo sobre riscos para a saúde mental na universidade em tempos de pandemia – Profa. Dra. Suely Emilia (UPE)

03/09

19h – Oficina 1 – Aula remota no Moodle: aprendendo a mexer na AVA – Prof. Dr. Wallace Ferreira
19h – Oficina 2 – Ferramentas de pesquisa online para as ciências Sociais – Profa. Dra. Lena Costa Carvalho

04/09

19h – Conferência de encerramento
Ensino remoto: a ilusão tecnológica e a aceleração da reforma empresarial da educação – Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP)