Diretor de Escola Estadual do Cariri anuncia afastamento

 

Mesias Ramos, diretor da Escola Estadual Manoel Honorato Sobrinho, em Coxixola, anuncia seu afastamento do cargo e divulga nota de agradecimento. Confira na íntegra a nota, a seguir:

NOTA DE AGRADECIMENTO

Aos Professores, Funcionários, Pais e Alunos da Escola Manoel Honorato Sobrinho.

Queridos conterrâneos, hoje anuncio meu afastamento da Direção da Escola Manoel Honorato Sobrinho, de Coxixola- PB.  Minha saída se dá após quase dois anos à frente da Instituição, cujo motivo é para dar continuidade ao Mestrado em Sociologia na UFCG, do qual me encontro cursando.

Feitas as devidas explicações, considero prudente e honesto agradecer aos muitos que me ajudaram nesse ínterim.

Em primeiro lugar, louvo a Deus pela coragem e perspicácia que Ele me concedeu, para enfrentar os inúmeros desafios.  Depois, agradeço aos “tantos” que estiveram ao meu lado num convívio extremamente saudável e em relações tão amigáveis. Levo comigo a lembrança de cada momento partilhado, cada desafio superado e os inúmeros amigos que me foram presenteados durante minha passagem pela gestão da escola. Não citarei nomes, mas de forma genérica agradeço aos funcionários, professores e alunos, que num contato próximo me fizeram compreender que vale à pena dar o suor pela causa da Educação. Apesar da desvalorização e dos desafios educacionais, ainda não conseguiu-se apagar as marcas do legado de um professor: oferecer um mundo infinito de conhecimentos a ser desbravado.

Agradeço também ao Prefeito Givaldo Limeira e ao Vice-Prefeito Nanam, pela parceria concedida à Gestão da Escola. Foi de suma relevância a atuação da Prefeitura Municipal na condução dos processos educacionais que me foram confiados. Sem dúvidas, as secretarias municipais tiveram um papel fundamental na condução dos desafios postos, portanto, nada mais justo que render minha gratidão a todos.

Sinto-me, grato, também, a 5ª Gerência Regional de Ensino, cuja referência em seu Gerente Ary Prata, agradeço a todos que trabalharam comigo numa parceria tão intensa.  Pude compartilhar experiências magníficas e cultivar amizades, levadas comigo.

Além do sentimento de gratidão, sinto-me honrado em poder ter deixado minha contribuição à Escola. Como estudante, professor e diretor que fui, certamente registro algo para a história da Instituição.

Quero crer que após esse tempo, conquistamos muitos avanços, cujo auge foi o reconhecimento da Secretaria de Educação do Estado, com o prêmio “Escola de Valor” no ano de 2016. Para mim, muito mais que um prêmio é a certeza de que trilhamos o caminho certo no período em que estive na direção da escola. Com erros, certamente, mas com o desejo de aprender lições em cada momento vivenciado. Saio com o sentimento de “dever cumprido”, não por ter feito tudo que deveria fazer, mas por ter feito aquilo que esteve ao alcance dos meus esforços. Seguramente, deixo um ambiente favorável ao próximo gestor, do qual faço votos de êxito nos desafios que sempre nos são postos quando resolvemos adentrar na educação. Que nossa Escola continue avançando cada vez mais e possamos nos tornar referência naquilo que nos propomos: ensinar.

Por fim, reitero meu sentimento de gratidão a todos que estiveram comigo nesta empreitada. Levo comigo cada um, cada vivência que consolidou minha experiência de vida. Como diria a fábula das crianças ao mundo dos adultos:

“Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante”.

Com atenção e carinho,

Mesias Ramos de Sousa Neves