IFPB e Prefeitura inauguram Polo de Educação à Distância em Sumé

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Cabedelo Centro e a Prefeitura de Sumé inauguraram nesta quarta-feira, 13, o Polo de Ensino à Distância (EAD) no município. A solenidade foi realizada na Escola Maria Leite Rafael, onde vai funcionar o Polo.

Participaram o prefeito Éden Duarte, as representantes do IFPB, Keitiana de Souza Silva (diretora do campus) e Mary Roberta Meira Marinho (pró-reitora de ensino), Caio Paulino (professor do IFPB), Paula Wêndia (diretora municipal de Cultura), Edna Pereira (diretora da Escola Maria Leite), Antônio Carlos Sarmento (presidente da Câmara de Vereadores), Dida Alves (vereador) e alguns alunos do curso Guia de Turismo representando a turma.

A cerimônia teve ainda a participação da Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima, da secretária de Saúde, Tanniery Lela, do secretário de Obras, Décio Bezerra e do chefe de gabinete, Heleno Júnior.

O curso Técnico de Guia de Turismo à Distância é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Turismo e ofertou 50 vagas para o semestre 2021.2. As aulas já se iniciam no próximo dia 18.

A diretora do Campus, Keitiana de Souza, disse que estava muito feliz em poder retribuir um pouco a Sumé, o apoio que recebeu do município durante a sua formação acadêmica. “Quando retorno à Sumé as minhas lembranças afetivas afloram. Aqui está o meu coração. Como educadora, a intensão é contribuir com a educação para que essa engrenagem continue a girar”, declarou. Ela destacou os investimentos que o prefeito Éden tem feito na educação e na cultura. “Fico muito feliz de Sumé está sendo comandado por um gestor como Éden Duarte, que acredita e conduz muito bem a educação. Vejo que ele tem compromisso, pois um município, uma comunidade, um estado, não progride se não tiver essas áreas como prioridades”, acrescentou.

A diretora de Cultura, Paula Wêndia, destacou a união das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação e o empenho de todos os envolvidos para a implantação do Polo em Sumé. De acordo ela, a gestão Éden Duarte tem pensado o turismo e a cultura para fomentar o desenvolvimento sustentável do município e da região.

A pró-reitora, Mary Roberta, disse que o IFPB atua desde os cursos de qualificação profissional até a pós-graduação à distância. Ela falou também que estava muito feliz em inaugurar o equipamento com a união de todos, visando a expansão das ofertas da educação.

O prefeito Éden falou da importante parceria com o IFPB e destacou o papel fundamental da diretora Keitiana na implantação do Polo em Sumé. Ele ainda ressaltou que o Polo vem se somar a outros esforços que estão sendo construídos na Rota Cultural para alavancar o turismo do Cariri. “Este curso vai ser um sucesso e será o primeiro de vários que vamos trazer para o município e a região”, enfatizou.

Na oportunidade, Keitiana recebeu, simbolicamente, o título de cidadã sumeense da Câmara Municipal, que foi apresentado pelo vereador, Antônio Carlos Sarmento, devido ao empenho e a dedicação que a diretora teve na implantação do Polo EAD em Sumé. 

Com Ascom